Arte e Tecnologia


X_COOL - Light paint

Na Xcool, queremos inspirar o hábito de reinventar o mundo, pessoal ou coletivo, explorando seus talentos e aspirações em convivência numa comunidade criativa, e fornecendo os instrumentos e caminhos para materializar essa inspiração.

Entendemos a arte como toda experiência que nos fornece uma outra percepção da realidade, abrindo novos caminhos para nos sentirmos, entendermos, relacionarmos e também nos organizarmos.

A tecnologia forma a paleta com que podemos construir essas experiências. E quanto mais refinada e flexível, mais ela nos permite potencializar o impacto do nosso trabalho.

Vivemos num tempo onde a tecnologia nos permite reprogramar e criar nosso mundo e a si própria, gerando novos ambientes em questão de dias, e tornando-os planetariamente disponíveis em questão de segundos.

Instrumentos programáveis, já onipresentes e até miniaturizados em nossos bolsos, e instrumentos livres, revolucionários por abrirem-se à  criatividade, transformaram todas as atividades da vida e são o grande  diferencial de compreensão e ação sobre o mundo para as novas gerações.

Entre eles estão plataformas de prototipagem como Arduíno, linguagens  de programação como Python e Java, sistemas operacionais como GNU/Linux e Android, impressoras 3D, sensores ambientais, câmeras, LEDs e ferramentas – de brocas a lasers – controladas por computador.

Esse repertório liberta a criatividade artística, cuja fronteira hoje já não se expressa mais no virtual ou material, e sim na integração dessas duas dimensões.