Empreendedorismo


Cada um de nós tem um mundo com o qual nos importamos e desejamos transformar para melhor. Esse mundo pode ser uma história na nossa cabeça, nossa família, um grupo de amigos, um bairro ou um clube, uma cidade, um país, ou até o infinito e além.

Seja qual for o seu mundo, empreender é saber reconhecer e aplicar sua capacidade de promover essa construção de um mundo melhor, pela introdução de novos produtos e serviços, pela sensibilização e mobilização através da arte, pela descoberta de novas ideias e fatos, pela disseminação de novas formas organizacionais.

Empreender também envolve buscar nessas atividades sua recompensa, para que as mudanças feitas sejam viáveis, desenvolver confiança e saber cooperar, para que elas atinjam a escala do sonho que as motivou, e aprender a reconhecer e lidar com externalidades para que sejam sustentáveis.

A atual complexidade dos desafios locais e globais, e o ritmo frenético dos avanços tecnológicos, exigem e permitem que essa paixão empreendedora seja cada vez mais necessária, e mais disruptiva. Fazer mais do mesmo, em muitos casos, não é mais uma maneira sustentável de se trabalhar. A sociedade ecológica e do conhecimento, para a qual caminhamos, exige inovação constante em todos os aspectos da vida.

Entendemos, contudo, que inovar é um hábito e atitude que precisam ser cultivados, e é com essa preocupação que concebemos as atividades e o modo de trabalho da Xcool, sempre orientados a estimular a autonomia e criatividade, enquanto também explorando a colaboração e complementariedade de competências.